Bom dia pessoas de luta!
Hoje abre mais um quadro aqui no blog que é o "Em luta". Nesse quadro eu vou relatar minha experiência na militância, falar do Juntos!, postar textões e chamar vocês pra luta comigo :D
Espero que vocês gostem e principalmente aproveitem!

Bom, vou começar pela minha militância pra que vocês entendam como eu cheguei aqui.
Não vou entrar no mérito da conjuntura atual pois acho que cabe em um post só pra isso então vou me limitar só a militância mesmo.

Aqui em Ponta Grossa nós, estudantes, temos o direito a pagar meia passagem no transporte coletivo. No começo desse ano aconteceu um projeto que limitava o horário do nosso uso - para quem estuda no período da manhã, só teria direito à meia passagem até as 14h, quem estuda a tarde só até as 19h, e à noite até às 23h. Isso implicaria em pagar o valor integral da passagem em casos de projetos de extensão, treinos extra curriculares, reuniões de DCE ou qualquer outra atividade que não envolvesse aula em sala de aula. 
Todxs nós estudantes sabemos que nossa formação não se dá apenas em sala de aula e esse projeto prejudicaria e muito a nossa vida acadêmica (mais do que ela já é complicada). Isso gerou uma revolta nos universitários e secundaristas, e isso foi maravilhoso! Esse projeto fez com que o Movimento Estudantil acordasse outra vez. E foi aí que tudo começou. Os estudantes se organizaram e foram atrás dos seus direitos. Eu acompanhei as reuniões do movimento "Libera o meu cartão!" e levei essa pauta aos estudantes de luta na UTFPR. Os universitários conseguiram a liberação mas os secundaristas (ainda) não.

Paralelamente, no câmpus UTF estava acontecendo uma onda de assaltos, e o último foi a mão armada com alunos feitos de refém e isso gerou também uma revolta nos estudantes. Nos organizamos com o intuito de ocupar e resistir até que o nosso problema de segurança fosse resolvido. Em uma reunião com o diretor do câmpus, descobrimos que já haviam vários projetos em andamento para melhorar nossa segurança no câmpus, com isso decidimos não mais ocupar, visto que nossos pedidos já haviam sido atendidos.

Eu participei do Junho de 2013, e depois disso nunca tinha atuado na militância. Com o movimento do Libera meu cartão, eu me envolvi no Fora Temer, no movimento feminista, me filiei ao PSOL e consequentemente conheci o Juntos!
Claro que isso foi um resumão, vou fazer um vídeo contanto mais detalhes pra vocês logo, prometo!

Mas então, o que é o Juntos! afinal de contas?
O Juntos! é um movimento nacional de juventude. Surgiu no início de 2011 em São Paulo e vem conquistando a simpatia de jovens de todo o Brasil. Surgimos em um novo momento no mundo. O mar da história está agitado, já diria Maiakovski. Representamos uma nova geração de lutadores dispostos a construir um mundo radicalmente novo. Juntos! é a juventude em movimento pela educação de qualidade, em defesa do meio ambiente, contra o preconceito e por uma sociedade com igualdade e liberdade para todos e todas.
Aqui em Ponta Grossa o Juntos! nasceu oficialmente no dia 24/6/2016 com um sarau (também vou contar tudo pra vocês em breve) e vem ganhando força e adeptos a cada dia.
E é claro que eu não poderia deixar de te convidar para conhecer melhor o Juntos! pois ele precisa de você também!
Juntos! organize sua indignação, juventude em luta :D

E esse é só começo...


Deixe um comentário